quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Amigos e Seguidores.

Um estudo americano diz que a cada 7 anos um individuo comum renova em torno de 50% do seu ciclo de amizades. Ou seja, a cada 7 anos você perde metade de seus amigos.
As redes sociais foram criadas para, se não manter as amizades, pelo menos manter o contato. Não temos mais convivência com todos os amigos que já fizemos pela vida, mas pelo menos dá para acompanhar seus updates de status no facebook, quando terminam ou começam relacionamentos, fotos de aniversários, casamentos, filhos, férias nas praias, notícias ou simplesmente percepções sobre a vida.
E de uma hora para outra, você não mais convive com seus amigos, mas sim começa a segui-los. Não é perfeito, mas sem dúvida é melhor do que nada. Ontem mesmo encontrei com uma amiga que não via há mais de 15 anos que sem dúvida não teria me reconhecido, e vice-versa, se não tivesse acompanhando as mudanças das fotos do meu perfil no decorrer dos anos.
Se isso é bom ou ruim, não sei. Por um lado mantemos contato eterno com quem te quer bem e que está longe por questões da vida, por outro lado nos rendemos a comodidade da leitura fácil dos updates e deixamos de marcar um simples almoço que seja.
Também existe o efeito contrário. Followers que tornam-se amigos. E neste caso, pelo menos no meu caso, o que desperta a afinidade é muito mais o que a pessoa pensa, sua visão de mundo e a forma que leva a vida, do que de fato os updates e as novidades na vida social. Descobri, e re-descobri, grandes amigos através do meu twitter, facebook, msn, etc.
De uma forma ou de outra, as redes sociais vieram para fortalecer um dos maiores patrimonios que qualquer um pode ter na vida, seus amigos.

2 comentários:

  1. Pura realidade !! Amee'y,a postagem+interessant e cuty!!rs'

    ResponderExcluir
  2. Modesta parte td ke eu posto é a realidade rsrs..fike a vontade a ksa é sua!!!

    ResponderExcluir